sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Verdade e o Amor se separaram





    Verdade e Amor. Água e azeite? Gelo antártico e areia desértica? Ranço e manjar? Sofrimento inerente e gozo inato?

    Ultimamente tenho ouvido que a Verdade e o Amor se divorciaram. Enquanto estiveram juntos, o Amor padeceu de um cativeiro sob o jugo tirano a que seu cônjuge lhe submetia. Trancafiada num porão escuro, o amor pouco deu as caras. O rosto do casamento era o da Verdade; quem via a Verdade, supunha-se, via o Amor. A verdade era uma péssima amante, cruel diga-se de passagem, ao menos foi assim que me contaram. Mas hoje, houve libertação, vivemos tempos em que o Amor se divorciou da Verdade, mesmo que como ex-parceira obcecada, ainda insista em procurar seu cônjuge perdido, em nome dos velhos tempos, mesmo que não fossem tempos felizes. Tudo porque o Amor pediu carta de divórcio, pelo menos é o que tenho ouvido.

    Penso um pouco, enquanto esquento esta porção de mate... ah, é apenas um boato. Aliás, muito se fala de casais famosos na mídia, que ator fulano brigou com aquela de sobrenome chamativo e a cada semana, noticias sobre um reatar de quem nunca se separou alimenta a fome de informação dos curiosos.

    A verdade e o amor são loucos um pelo outro! Mas, é um casal famoso, você sabe, daqueles de prestigio global! A separação de casais famosos é muito desejada.

    Eu sei que o mate está pronto, mas gosto de assistir a água chegar próxima da borda do bûle, vêndo-a em ebulição e antes de se derramar, apagar o fogo do fogão que sustenta o processo, esperando o líquido negro retornar ao fundo do recipiente. A notícia cresce, todos comentam a separação do "par perfeitinho" que ousa ser feliz. Um dia, entretanto, esse fogo se apaga, no fundo vai restar apenas o fato de que divórcio algum houve.

    Ouvi em uma aula de Psicologia sobre Édipo, aliás, sobre seu complexo - Complexo de Édipo. Como Édipo desejara a mãe para si na lenda grega, um filho, quando criança, deseja sua progenitora em detrimento daquele a quem ela chama de esposo, surge então, o desejo da morte do pai e a vontade de substituí-lo. A ansiedade pela separação da verdade e do amor podia ser bem edipiana, se me permite a "licença poética". O filho deseja a morte da verdade  para que viva eternamente com o Amor.

    Por favor, sente-se um pouco e tome o chá que lhe sirvo.

    Agora me ouça:  pode um casal que se quer tanto, como a Verdade e o Amor viver longe um do outro? Posso até dizer que o amor não é pleno sem a Verdade e vice-versa!

    Concorda comigo? Mas, o incrível é que estamos falando de boatos, meu amigo! A Verdade e o Amor continuam no seu companheirismo de longa data!

    E o mate? Bom, não é? Nada como chá e chuva! Por falar nisso, na minha humilde opinião, uma boa parceria também, mesmo que de outra natureza.

    Ah, sim! Falávamos sobre os boatos... posso até adivinhar sua próxima pergunta pela sua cara de desconfiança... afinal, alguém de fato anda sem aliança por aí, dizendo-se inimiga da Verdade, chamando a si mesma de Amor, atraindo a atenção de todos. Acho que em breve será desmascarada, pois creio ser uma impostora.

   Quem seria? Bom, tenho um chute... alguém que a tempos vem tentando derrubar a credibilidade da Verdade... chegou a espalhar a notícia, acredite se quiser, de que ela não existia! Em outra feita afirmou que eram várias e não uma só e a última que ouvi foi essa história do divorcio. Ora, não pode ser outra que não a Mentira! Uma oportunista! Sempre desejosa do Amor, mas está sim, ansiosa por escravizá-la. A Mentira diria qualquer coisa para ter o Amor, por isso está sempre as voltas do Fingimento, da Omissão, da Imoralidade e tantos outros que transitam pelas ruas esperando um convite para um programa. De mãos dadas,a  Mentira exige uma coisa da sua companhia da vez, deixe-a chamá-la de Amor enquanto passam a noite, e a quem perguntar, identifique-se da mesma forma, e diga que o Amor não é mais casado com a Verdade.

    Chocante?

    Com certeza, mas termine seu chá antes que esfrie.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...